Sobre Nós


Missão: difundir conhecimentos, por meio de livros.

 

Nossa razão de ser: são as pessoas, a exemplo dos leitores, alunos, escritores, professores e colaboradores,  pois sem elas não haveria como difundir conhecimentos.

Compromisso: No cumprimento da missão, a Empresa cumprirá rigorosamente a legislação, agindo sempre com ética e em respeito às melhores práticas com relação à governança e às questões socioambientais.

 

Negócio: publicar e comercializar livros. 

 

Localização: atuamos em todo território brasileiro, mas nossa sede está localizada na cidade do Rio de Janeiro, à Avenida das Américas, 500 - Bloco 21 - sala 212, Barra da Tijuca, Shopping Downtown CEP 22.640-904.

A melhor forma de falar conosco é por um dos e-mails constantes do rodapé

 

Horário de funcionamento: funcionamos todos os dias úteis, no horário comercial, de segunda a sexta-feira.

 

Razão Social: Barra Livros e Cursos Editora Ltda.

Nossa face social


Acreditamos que a causa básica da maior parte dos problemas que enfrentamos, com destaque para a epidemia de violência que tomou conta do País, é a deficiência na educação da população, em especial a população jovem, que vem encontrando dificuldades em conseguir empregos. 

 

Trata-se de deficiência crônica, que vem se agravando, ano a ano. Além disso, as previsões são de que as profissões do futuro exigirão cada vez mais preparo técnico. 

 

Assim, preocupados com o elevado índice de desemprego é que priorizamos a publicação de livros que melhoram a empregabilidade.

 

Além disso, a Barra livros doa parte de seus livros para entidades sem fins lucrativos, que não recebem recursos públicos e que operam com bibliotecas e/ou no ramo educacional, como é o caso da Biblioteca ambulante Barra Livros (clique aqui para mais informações sobre como funciona essa biblioteca).

 

Para as demais bibliotecas que não se enquadram na situação acima descrita, oferecemos descontos especiais na aquisição de nossos livros, pois estamos cientes do poder multiplicador do conhecimento que essas entidades possuem. Clique em Bibliotecas, no menu, para mais informações sobre nosso tratamento diferenciado às bibliotecas. 

As razões da escolha do nome Barra Livros para a Editora

 

O fator mais relevante na escolha do nome Barra Livros foi a localização da empresa, no bairro da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Outro motivo foi o fato de barra indicar algo de valor, como barra de ouro, de ferro, etc. Por que não de livros?

 

Além disso, o termo barra livros tem sido utilizado como nome de suportes para livros, para que eles permaneçam em pé.

 

Por último, barra representa também a primeira claridade do dia e a cor avermelhada do pôr do sol. Ou seja, é o início e o fim de um dia.

 

Considerando a importância do bairro Barra da Tijuca na definição do nome da empresa, cabe aqui um pequeno comentário sobre esse bairro.

 

Até o final da década de 1960, a Barra da Tijuca era apenas um bairro praticamente inabitado e distante do centro da cidade. Em 1969, o Governador do Rio encomendou ao arquiteto e urbanista Lúcio Costa o Plano Piloto da Barra, dando início ao crescimento do lugar.

 

O desenvolvimento tornou-se mais acelerado nos anos de 1980 e 1990, época em que o bairro se modernizou por meio da construção de grandes avenidas, shoppings, centros empresariais, condomínios de luxo (alguns na orla da praia), escolas, dentre outros. A região passou a ter uma funcionalidade própria, permitindo que muitos de seus moradores não precisassem se deslocar para outras partes para trabalhar, estudar e fazer compras. Como consequência, pensou-se, inclusive, em transformá-la em um novo município, o que acabou sendo rejeitado. Em 2007, vários torneios dos jogos do Pan foram realizados na Barra, que também sediou competições das Olimpíadas.


Atualmente, o bairro passou a ser o objeto de desejo não só de pessoas que melhoraram de vida, como também daqueles que veem na região um lugar com potencial para realizar grandes eventos, sobretudo relacionados ao esporte. Devido a essa importância, novos investimentos de grande porte foram programados para ampliar o acesso à região, que já recebeu sua primeira estação de metrô em 2016, ganhando uma nova ligação com a Zona Sul e outras regiões da cidade.