Sobre a publicação comercial pela Editora
POSSO ENCAMINHAR APENAS UM RESUMO DA OBRA PARA A EDITORA AVALIAR?
Não, a Editora precisa receber pelo e-mail "autores@blceditora.com" cópia dos originais completos, com as informações constantes da página "Publicar Livros" (vide menu acima). Pois a remessa de informações incompletas não possibilitará a análise da obra para publicação.
É PRECISO FAZER O REGISTRO DOS DIREITOS AUTORAIS ANTES DE ENVIAR OS ORIGINAIS?
O direito autoral é garantido pela Constituição Federal, conforme disposto ao final de seu artigo 5º: "aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar".
A regulamentação desse direito foi feita pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que em seu artigo 18 estabelece que a proteção dos direitos autorais independe de registro.
No entanto, caso o autor se sinta inseguro é recomendável efetuá-lo junto à Biblioteca Nacional/Escritório de Direitos Autorais (EDA), conforme faculta o artigo 19 do já citado dispositivo legal. O procedimento é simples, tem custo relativamente baixo e está bem detalhado na seguinte página da internet: https://www.bn.gov.br/servicos/direitos-autorais. Como verá, você pode fazer o registro no Posto Estadual do EDA ou mediante envio da documentação necessária para a sede daquele escritório no Rio de Janeiro por carta registrada.
Muitos autores, contudo, ficam satisfeitos apenas com o registro que será feito, pouco antes da publicação, para obtenção do ISBN e o posterior envio de um exemplar da obra já publicada para a Biblioteca Nacional, para efeito de depósito legal.
QUANTO TEMPO DEMORA PARA O AUTOR RECEBER RESPOSTA SE SEU LIVRO FOI APROVADO?
Varia de acordo com o tamanho da obra e da disponibilidade de pessoal interno para sua avaliação. Mas, em geral a resposta ocorre em até uma semana. Caso demore mais do que isso, é recomendável enviar nova mensagem, para ter certeza de que seu e-mail chegou corretamente.
O CRITÉRIO DE APROVAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO COMERCIAL PELA EDITORA É MUITO RIGOROSO?
Se a obra estiver bem escrita e, no caso de livros técnicos, se o autor estiver habilitado pela experiência ou possua formação acadêmica para escrever sob o tema, as chances de aprovação serão grandes.
É grande a probabilidade de seu livro vir a ser aceito para nossa publicação, ao contrário do que se observa com a maioria das editoras comerciais (que não são apenas prestadoras de serviços). As estatísticas mostram que apenas um em cada mil originais analisados é selecionado para publicação pelas grandes editoras.
Quanto à análise da viabilidade comercial, ela não é excludente, pois a metodologia que utilizamos permite testar a demanda pelo mercado com pouco investimento. Há ainda a possibilidade de edição em parceria com o autor, que assumiria parte desses custos ou compraria alguns exemplares.
Em geral, livros de poesia vendem muito pouco e os livros que objetivam aumentar a empregabilidade das pessoas vendem mais. Além disso, quanto mais conhecido do público é o autor, mais fácil é vender livros de sua autoria.
COMO SERÃO APURADOS E PAGOS OS DIREITOS AUTORAIS?
Mensalmente, se houver vendas, o autor receberá extrato dos seus direitos autorais, contendo também informações sobre a quantidade de livros vendidos no período. O pagamento será feito no dia 15 do mês seguinte ao do extrato, mediante crédito em conta-corrente, desde que igual ou superior a R$ 100,00.
Em caso de valor inferior a R$ 100,00, este será somado ao próximo extrato e será pago na primeira data de pagamento em que o saldo a pagar acumular o valor mínimo.
QUAL SERÁ O TAMANHO DA EDIÇÃO?
A quantidade de exemplares impressos dependerá da demanda estimada pelo livro, sendo que a impressão inicial será definida em função dos seguintes aspectos:
>> do número de convidados para o lançamento;
>> encomendas ocorridas na fase de pré-lançamento;
>> do interesse demonstrado pelas livrarias quando do pré-lançamento;
>> da quantidade de exemplares eventualmente adquiridos pelo autor para doação a familiares, editores de jornais e de revistas, professores etc; e
>> do tamanho do estoque definido pela Editora para atendimento da demanda estimada para os primeiros dias após o lançamento.
"Vantagem de escrever um livro: você consolida e organiza o que já sabe, pesquisa o que não sabe e traduz tudo para uma linguagem que todos podem entender. Com isso, você acaba sendo o que mais aprende com o que escreve"