INTRODUÇÃO
PARTE TEÓRICA
I – Conceitos fundamentais
Capital
Juro ou Juros
Taxa de juros
Taxa de juros comercial e taxa de juros exata
Montante
Regime de capitalização
Amortização
Prestação ou serviço da dívida
Desembolsos
Desconto
Dicas para facilitar cálculos e evitar erros
Resumo
II – Capitalização simples
Juros simples
Desconto bancário, comercial ou por fora
Desconto racional ou por dentro
Taxa de juros proporcionais
III – Capitalização composta
Juros compostos
Desconto composto
Capitalização contínua
IV – Outros conceitos envolvendo taxa de juros
Taxas equivalentes
Taxas nominais e taxas efetivas
Taxas aparentes
Taxa real de juros
Taxas pós fixadas e indexadores
Spread
V – Alternativas de investimento
Custo de oportunidade
Taxa de atratividade
Fluxo de caixa
Valor presente
Valor futuro
O valor do dinheiro no tempo – equivalência
Taxa interna de retorno (IRR)
Payback
VI – Sistemas de amortização
Sistema de prestações constantes e tabela Price
Fluxo infinito de prestações constantes
Sistema de amortização constante – SAC
Plano de amortização misto
VII – Uso de tabelas, calculadoras e planilhas
Tabelas financeiras
Calculadoras financeiras
Planilhas de cálculos
VIII – Resumo/Formulário
EXERCÍCIOS
Primeira Prova
Segunda Prova
Terceira prova
Quarta Prova
Quinta Prova
SOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS
Primeira prova
Segunda prova
Terceira Prova
Quarta prova
Quinta prova
ANEXO – Tabelas financeiras
Este livro aborda de forma objetiva todo o conteúdo teórico da disciplina Matemática Financeira exigido pelos principais concursos públicos. Traz ainda exercícios resolvidos, iguais ou similares aos cobrados nesses eventos.
Destina-se não só aos que desejam prestar concursos públicos, mas a estudantes e professores de cursos regulares que tenham essa disciplina em seu currículo, bem como a autodidatas que queiram se aprofundar no estudo dessa matéria, que é a base para entendimento do mundo dos negócios.
Referido conteúdo será útil ao leitor tanto na tomada de decisões sobre investimentos como de empréstimos, permitindo efetuar projeções de retorno/custo e comparar alternativas disponíveis.
Para elaboração deste livro, foi consultado o conteúdo teórico exigido nos principais concursos públicos, seguido de ampla pesquisa bibliográfica.
O diferencial em relação a outros livros da espécie está na forma de apresentação, que procura simplificar a abordagem teórica, permitindo um aprendizado mais rápido, memorizando apenas o que é realmente necessário, e permitindo o desenvolvimento da “musculatura” do pensamento dedutivo, que é de fundamental importância para solução de qualquer problema matemático.
Primeiro é apresentada toda a parte teórica, com conceitos e respectivos exemplos práticos. Basta apenas uma leitura dessa parte, pois os conceitos são simples e traduzidos em fórmulas que permitirão solucionar todos os problemas da espécie. Ao final da parte teórica é apresentado um resumo/formulário, que permite uma consulta rápida às fórmulas trabalhadas. Recomenda-se tirar uma cópia desse formulário e deixá-lo por perto para quando for resolver qualquer problema de matemática financeira. Em seguida são apresentados exercícios para serem resolvidos pelos próprios leitores, organizados em cinco provas, abrangendo de forma aleatória todo o conteúdo teórico. Essa forma de distribuir os exercícios visa acostumar o estudante/leitor com o linguajar da área, visto que é assim que os problemas aparecerão no dia a dia profissional e, ainda, em muitos concursos públicos. Após um problema com tabela Price, por exemplo, que envolve conceito de juros compostos, pode aparecer um de juros simples e, se não houver atenção, o leitor pode cometer um erro às vezes até banal. Ao final de cada prova é apresentado gabarito com as respostas corretas. Após todas as provas, são apresentadas soluções para cada um desses exercícios, o que possibilita a conferência em caso de dúvidas quanto à forma de resolver algum problema específico.
Antes de iniciar seus estudos, é conveniente que o aluno se conscientize da importância dessa disciplina, que certamente vai aumentar sua empregabilidade. O primeiro passo é “querer aprender”. Além disso, é preciso que se “desarme” de preconceitos quanto ao receio de vir a ter alguma dificuldade, para que o conhecimento flua mais facilmente. O preconceito de que será difícil bloqueia, em muitos casos, qualquer tentativa de aprendizado.
Sem querer menosprezar a importância do professor, mesmo porque o autor também o é, e sem dúvida um mestre auxilia muito no aprendizado, essa disciplina em especial é aprendida mais facilmente pelo estudo por conta própria, principalmente na parte da aplicação dos exercícios propostos.
Você precisará de aproximadamente 10 horas de estudos. Basta seguir o desenvolvimento teórico abordado e seus exemplos (5 horas), e depois passar para os exercícios práticos (5 horas), procurando resolvê-los sozinho. Só consulte a solução, após esgotar todas as tentativas de solucionar por você mesmo. Vibre com cada acerto e sinta como se estivesse em uma academia exercitando seu cérebro, pois ele vai ficando mais capacitado a cada exercício que resolver sozinho. Reserve na sua agenda um horário para esse estudo, como se estivesse na escola/academia, evitando períodos muito longos e muito curtos de estudo. Procure sentir prazer em estudar, pois isso facilita muito o aprendizado.
Sobre o autor
Sérgio Mamede é escritor, administrador e conselheiro de empresas. É aposentado dos quadros do Banco do Brasil, onde exerceu diversas funções relevantes, a maior parte nas áreas de finanças e de mercado de capitais, tendo grande experiência na gestão de carteiras e de fundos de investimento. Foi Diretor, Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal de diversas empresas. Já atuou também como Professor de Matemática e Física. É formado em Física, com pós-graduações em Engenharia Econômica, Análise de Sistemas e MBA em Finanças.
Assunto para catalogação: Matemática Financeira; Finanças
Autor: Sérgio Mamede
Editora: Barra Livros
Tamanho: 15,5 x 23 cm - 90 páginas.
Edição: 1ª/ 2017
ISBN: 978-85-64530-61-4