A dignidade ultrajada: ser professor do ensino público nos dias atuais
Um manifesto em defesa dos bons professores e da profissão docente. Ele discute os principais problemas enfrentados pelos professores e pelas escolas públicas à luz da Psicologia Evolutiva e Antropologia Darwinista, duas abordagens teórico comportamentais praticamente desconhecidas no meio educacional brasileiro.
 
É um trabalho que nasceu da experiência docente da autora durante os últimos doze anos. De um lado, a prática diária em sala de aula e, de outro, a vivência nos meios acadêmicos educacionais levaram à constatação de que existem duas realidades muito distintas e distantes uma da outra em nosso país. E a pior constatação foi a de que muitos dos profissionais “teóricos” que deveriam lutar pela melhoria das condições do ensino brasileiro, fingem-se de sonsos por comodismo ou por incompetência. Isso tudo, por sua vez, levou a autora a um estado insustentável de choque, revolta e inconformismo que culminou com o episódio de sua admissão e demissão (voluntária), como psicopedagoga, do setor de apoio psicopedagógico da rede municipal de ensino de sua cidade.
 
O livro traz, ainda, sugestões para que, por meio de políticas públicas sérias e fundamentadas em estudos verdadeiramente científicos do comportamento humano, as condições de trabalho dos profissionais da área educacional e a qualidade do ensino público possam modificar-se positivamente, de maneira que nossas escolas sejam exemplos de qualidade e que permitam aos bons professores e bons alunos trabalhar sem ter, diariamente, sua dignidade ultrajada.

Onde comprar

 

 

Loja Barra Livros

 

Amazon 
      
Livraria da Travessa

 

Livraria Martins Fontes 

 

Degustação

Katia Benedetti

Sobre a autora

 

 

 
Katia Simone Benedetti é professora da rede municipal de ensino e atua há mais de 20 anos na área como professora de língua portuguesa e também como educadora musical.

É psicóloga, com especialização em psicopedagogia e mestre em Educação Musical pelo Instituto de Artes da UNESP/SP.