Nesta 2ª edição atualizada, o livro apresenta, de forma muito clara e objetiva, tudo de mais relevante que os leitores precisam saber para realizar com segurança seus investimentos no mercado de ações.
O autor inicia com uma introdução à Economia, onde também destaca a importância do mercado acionário para o desenvolvimento econômico. Descreve o Mercado Financeiro, seus participantes e funções. Explica como funciona o mercado de ações, abordando todo o processo de negociação, estratégias envolvidas, custos, tributação, principais ativos e formas de se investir nesse mercado.
Mostra como operar com segurança, de forma a mitigar os riscos envolvidos. Explica as duas escolas de análise existentes, a fundamentalista e a técnica, suas bases teóricas e ferramentas utilizadas. Aborda a estratégia de investimentos de acordo com o perfil do investidor e termina fornecendo informações úteis na tomada de decisões sobre "o que" e "quando" comprar, a importância da diversificação e outras dicas para proteção da carteira, tudo com exemplos práticos e didáticos.
1.2. Divisão do Estudo Econômico
1.3. A importância do Mercado de Ações para a Economia
1.4. Bem-estar social e o Mercado de Ações
2.2. SFN - Sistema Financeiro Nacional
2.3. CVM - Comissão de Valores Mobiliários
2.7. CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia
2.9. Agente Autônomo de Investimentos
3.2. Por que as empresas abrem seu capital?
3.3. Empresas de Capital Aberto e suas Obrigações
3.4. Oferta Pública Inicial (IPO)
3.5. Mercado Primário e Secundário
3.6. Remuneração dos Acionistas
3.8. Índice Futuro de Ações e Mini Índice
5.3. Tributação Sobre Ganhos – I.R.
6. A segurança no Mercado de Ações
8.1. Retorno e Risco de Cada Operação
8.2. Escolas de Análise: Análise Fundamentalista
8.3. Escola de Análises: Análise Técnica
9. Estratégia de Investimentos
9.2. Investidor vs Especulador
9.3. Longo Prazo vs Curto Prazo
9.4. Mais oportunidades de ganhos
9.5. Risco de perder tendências longas de alta
10.1. O Processo de Negociação
10.2. Como Proteger sua Carteira de Ações
Este livro ensina tudo o que você precisa saber para começar a investir com segurança na Bolsa de Valores. Através de uma linguagem simples e descomplicada, você aprenderá o passo a passo prático de como investir de forma segura, mesmo com pouco dinheiro, e se transformar em um investidor de sucesso.
Em síntese, este livro se propõe a:
Antes de você prosseguir com a leitura deste livro, vamos falar de como suas emoções podem afetar o resultado das suas decisões de investimentos. Posso afirmar que muitas vezes serão as suas emoções (e não a razão) que comandarão e nortearão suas decisões sobre quando e onde investir. Pode não parecer, mas as emoções têm papel fundamental quando pensamos em investir no mercado de ações.
Existem diversas disciplinas que estudam o comportamento humano e a influência da psique nas tomadas de decisão, como a Psicologia Econômica, as Finanças Comportamentais, a Economia Comportamental, a Psicologia do Consumidor, a Neuro Economia, entre outras. Alguns estudos de neurocientistas, que mapearam o cérebro de investidores enquanto eles operavam no mercado financeiro, mostram que nossas decisões de investimentos são tomadas por uma área do cérebro chamada de cérebro reptiliano.
O cérebro reptiliano é o que controla o lado instintivo do ser humano. Ele fica localizado no neocórtex, que é a camada mais externa onde opera o raciocínio, e é justamente esta área que se encarrega das funções mais básicas: sobrevivência e reprodução. O cérebro reptiliano carrega padrões de comportamentos típicos dos répteis, em que a sobrevivência se assemelha a um sistema binário: fugir ou lutar. Ele não aprende com seus erros, não tem capacidade de sentir e nem de pensar, sua função é a de agir. Quando o cérebro reptiliano é ativado, ele assume total prioridade sobre as outras áreas do cérebro que são responsáveis pela razão. Como para quem quer investir em ações, agir por instinto nem sempre é a melhor opção, o ideal seria que tomássemos nossas decisões de investimentos baseadas no cérebro racional, localizado no córtex.
Então, o que podemos fazer para que nossas emoções não atrapalhem nossa razão quando vamos tomar uma decisão de investimento? Primeiro, devemos procurar conhecer e identificar alguns comportamentos típicos que refletem a tomada de decisão baseada na emoção. Segundo, estudar e planejar bem nossos investimentos para diminuir ao máximo o efeito que as emoções causam em nossas decisões.
Agora, vamos conhecer alguns destes comportamentos:
Os três comportamentos acima são os mais comuns. No entanto, deve-se tomar cuidado com outros, como o “vantajista”, que é aquele investidor que sempre conhece o amigo de alguém, que é parente de alguém, e que tem uma “dica quente” para passar. Fique atento, seu dinheiro não aceita e nem permite “achismos”.
Sobre o autor
Edgar de Sá é Economista com especialização em Mercado Financeiro. Atua no mercado financeiro há mais de 23 anos como Operador de Mesa de diversos bancos e corretoras no Brasil, além de ter ministrado cursos e palestras sobre o mercado financeiro e finanças pessoais.
Atualmente é Compliance Manager de uma instituição financeira no Reino Unido.