Barra Livros e Cursos Editora Ltda
www.barralivros.com
logo2.png







Os Pilares da Liderança Estratégica

9788564530034.pngcomprar.png

O livro também pode ser adquirido nas principais livrarias.

Fundo_cinza.png

Menu

Sinopse 


 

Este é um livro de leitura indispensável por parte de quem já ocupa ou pretende ocupar funções de liderança. De linguajar simples e acessível, aborda questões importantes que todo líder deve conhecer.


Poucos sabem, mas há no mercado escassez de líderes especializados em gestão estratégica, principalmente aqueles com visão global da organização e do ambiente em que esta está inserida.


As constantes e rápidas mudanças que vêm ocorrendo, tanto no ambiente interno como externo das organizações, têm exigido uma nova forma de liderança.


Assim, aquela sustentada apenas pelo poder da hierarquia não funciona mais. O novo líder precisa saber aproveitar as competências e diferenças culturais das diversas gerações que hoje convivem em uma mesma organização.


Um novo desafio está colocado para as organizações nos tempos atuais: desenvolver e praticar a liderança estratégica.


E como definir as competências de um líder estratégico? A tarefa não é simples, mas este livro se propõe a abordá-las de forma mais detalhada.


O autor Prof Adilson Neves é escritor, consultor, Instrutor e palestrante, com mais de 5000 trabalhos executados em diversas empresas, instituições públicas e privadas, inclusive no exterior. 



Caso queira mais informações sobre o autor, clique aqui


Veja aqui entrevista do autor a respeito do lançamento do livro.


Sumário



Dedicatória


Prefácio


Capítulo 1  -  A escassez de Líderes Estratégicos


Capítulo 2 - A era da hierarquia da liderança está acabando


Capítulo 3 - Como desenvolver líderes estratégicos


Capítulo 4 - O Líder Estratégico como agente de mudança


Capítulo 5 - A estratégia é tema novo no Brasil


Conclusão


Bibliografia consultada








Prefácio

Liderar é uma arte. Além de talento, é preciso aperfeiçoamento constante. O líder deve ter uma visão privilegiada em relação aos demais componentes do grupo. Do contrário, perderá sua reputação de liderança e se tornará substituível pelo líder de fato.

Por conta disso, é de vital importância que os líderes estejam atentos ao aprimoramento dos seus talentos, técnicas e informações para que sejam capazes de garantir segurança às organizações e aos liderados quanto às decisões que impactarão o futuro de todos.

Por outro lado, merece ser lembrado que o futuro não é um ponto fixo no tempo, mas uma estrada que começa bem próxima a nós e vai até onde nossos olhos e mentes conseguem alcançar. Essa estrada, que termina nos horizontes da nossa visão, normalmente é dividida em curto, médio e longo prazo. 

Essas três fases devem ser contempladas no planejamento estratégico de tal maneira que, ao longo do tempo, as estratégias de curto, médio e longo prazo sejam sincronizadas e produzam efeitos otimizados para a organização. O que é estratégico no curto prazo não pode estar conflitando com o que é importante para a sustentabilidade das organizações no médio e longo prazo.

Para pensar e executar o planejamento de curto, médio e longo prazos, serão necessários líderes com visão estratégica. Eles representarão a manutenção e expansão da organização. Tais líderes devem estar antenados com o presente e serem capazes de prever mudanças futuras para que possam perceber os cenários em que a organização estará imersa.

Além de vocações pessoais e treinamentos, as organizações buscam encontrar líderes com elevados valores éticos e morais, versáteis, capazes de responder com rapidez mudanças circunstanciais de cenário, respeitando o planejamento estratégico estabelecido. Depois de interpretar sonhos do Faraó, José do Egito teve como resultado o que a Bíblia mostra em Gênesis 41:41b: "Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito” (NVI). Só lidera quem enxerga longe.

A capacidade e os valores individuais devem ser direcionados para a geração de resultados globais. Não existe sucesso em parte do processo. A busca pela sinergia na execução do planejamento é questão de sobrevivência. Não existe guerra teórica. O planejamento é primordial, necessário e imprescindível, mas os resultados vêm da execução.

Para se garantir eficiência e eficácia nos processos que asseguram o desenvolvimento sustentável da organização, é imprescindível que haja líderes capazes de enxergar, entender, valorizar e transmitir a cada um dos colaboradores todas as ações que impactarão o curto, o médio e o longo prazo para que se comprometam e concentrem esforços na mesma direção.

O futuro não avisa que está chegando e nem diz com clareza quais serão as novas regras de mercado. Para antever as mudanças futuras, é necessário percepção, informação, planejamento e estar disposto a criar soluções inovadoras.  Há uma frase atribuída a Albert Einstein que afirma “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. No mercado, as regras do jogo mudam a todo instante. Em qualquer época, quem erra paga por seus erros. Em muitos casos, paga com a própria vida da organização.

Nesta obra, o professor Adilson Neves traz grandes orientações para que seus leitores aprendam a aproveitar as constantes modificações de cenário no intuito de ganharem mais espaço e de serem maiores, de forma digna, meritória e sustentável. Além de aprimorar os conhecimentos de liderança bem como ensinar a se antecipar às mudanças, podemos afirmar que “Os Pilares da Liderança Estratégica” antecipa visões modernas a respeito de liderança estratégica. 

Rubens Teixeira


(Rubens Teixeira é Pastor, professor e Diretor Financeiro e Administrativo da Transpetro. É membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg/RJ) e da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB). Coautor do livro “As 25 Leis Bíblicas do Sucesso” e personagem central do livro “Do monturo se ergue um vencedor”)



























Leia um livro! E estará investindo em você mesmo, com retorno contínuo, ao longo de toda a vida.