Barra Livros e Cursos Editora Ltda
www.barralivros.com
logo2.png








O livro pode ser encontrado nas principais livrarias do País.



Veja links abaixo para algumas lojas com vendas online:




Caso prefira, clique  aqui e preencha o formulário com seu pedido. 


Além disso, os pedidos também podem ser feitos pelo e-mail vendas@barralivros.com.



OBS: temos livros em estoque para compras diretas da Editora, por e-mail, pelo formulário e pela loja www.lojabarralivros.com



Arco & Flecha: teoria e prática


Sinopse 

A presente obra apresenta os princípios básicos que permeiam a prática do arco e flecha. Ao longo da leitura, o leitor vai encontrar detalhes relevantes a serem observados antes de iniciar com o esporte, como, por exemplo, o alinhamento da altura do atirador com a curvatura do arco. Outras informações importantes, como o voo da flecha, a influência exercida pelas penas e a medição da potência do arco, também ajudam a enriquecer os leitores ao trazer curiosidades mecânicas da prática do arqueiro.

O que mais fascina os apaixonados pelo arco e flecha é o fato de trabalhar o equilíbrio interno, exercitando a concentração e evitando o estresse. Para o autor, o poder de acertar o alvo está mais na mente do que na mira dos olhos. O “acertar na mosca” pode levar a um melhor conhecimento de si mesmo e à superação dos próprios limites.

Essas e muitas outras informações curiosas e fascinantes, que têm atraído cada vez mais adeptos ao arco e flecha, estão presentes nesta obra e acompanharão o leitor ao longo de toda leitura. 

 

Autor

Meguerditch Tarikian, Mig – como é chamado pelos amigos – nasceu no dia 09 de abril de 1949, em São Paulo. Possui formação em engenharia mecânica, na modalidade máquinas e motores, pela FATEC de São Paulo. É arqueiro de profissão e proprietário da Arcos Master, com sede em Mairiporã (SP), onde fabrica arcos e bestas desde 1985.



INTRODUÇÃO


Sabe-se que o arco e flecha não tem uma origem moderna. Segundo pesquisas arqueológicas, é fato que sua gênese remonta ao homem neanderthale está associada à caça e à proteção, com função bélica, uma arma de guerra, que se adaptou ao longo do tempo. Com o advento da pólvora, sobretudo, sua prática foi caindo em desuso até o ponto de não ser mais necessária para a sobrevivência humana. No entanto, o esporte ainda é procurado por povos de múltiplas culturas, não somente por reavivar raízes superantigas, mas principalmente por oferecer benefícios físicos e mentais.

O arqueirismo é uma excelente alternativa de esporte para quem busca estar bem com o corpo e a mente. Quanto maior o foco no alvo, maior é a capacidade de esvaziar a mente. Hoje, no Brasil, o arco e flecha é procurado por quem quer desenvolver o foco, concentração, equilíbrio, autoconfiança e treinar a mente, além de trabalhar um conjunto de habilidades motoras nos membros superiores. O esporte evita o estresse e a distração. O “acertar na mosca” pode levar a um melhor conhecimento de si mesmo e à superação dos próprios limites.

O latino-americano é um povo que tem a fama de ter as emoções à flor da pele e, em razão disso, ouve-se falar que para eles pode ser mais difícil ter o autocontrole das emoções, a ponto de competir com os europeus, na categoria do arco e flecha, por exemplo. No entanto, recentemente, um adolescente brasileiro, de nome Marcus Vinícius D'Almeida, conseguiu uma medalha de prata histórica nos Jogos da Juventude, em Nanquim. O garoto de 16 anos projetou o Brasil no cenário do tiro ao alvo mundial e alcançou o 9º lugar no ranking internacional em sua categoria. Isso prova que a mente pode ser exercitada, assim como a memória e a concentração podem ser executadas até serem incorporadas. A mente pode e deve ser trabalhada com o intuito de melhorar a própria performance.

Mas ainda falta muito para o Brasil atingir um nível razoável de competitividade em relação a outros países de tradição com o arco e flecha. O maior contraponto para que ocorra uma ascensão olímpica é a pouca divulgação e a falta de incentivo à modalidade. Além de que, para a população brasileira, de uma maneira geral, o arco e flecha é considerado um esporte caro, que demanda espaço e boa condição financeira do praticante. Só para ter uma ideia, o investimento inicial para quem está interessado em começar é, em média, de mil reais, correspondente ao custo aproximado de um arco de boa qualidade.


SUMÁRIO

PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 – ESCOLHA SEU ARCO

1.1 Tipos de arcos

1.2 Nomenclatura do arco composto

1.3 Nomenclatura do arco recurvo

1.4 Empunhadura

1.5 Medindo a potência do seu arco em casa

1.6 Encordoando o arco

CAPÍTULO 2 – TÉCNICAS DE MANEJO DO ARCO E FLECHA

2.1 Princípios básicos para o esporte

2.2 A puxada

2.2.1 Medida da puxada

2.2.2 Regulagem da puxada

2.3 Entenda sua flecha

2.4 Ponto de equilíbrio da flecha

2.5 Posição das penas na colagem

2.6 O trajeto da flecha

2.7 O paradoxo voo da flecha

2.8 Velocidade da flecha

2.9 Regulamentos de competições

2.10 Reflexões sobre arco de 400 FPS – Por Michael Branton

2.11 Bobagens na Internet

CAPÍTULO 3 – ARCO E FLECHA PARA PESCA

3.1 Peculiaridades e dicas para arcos de pesca

3.1.1 Fixação do AMS RETRIEVER

3.1.2 Refração da luz e a alma do peixe

3.2 Flecha para pesca

3.3 Selecionando a flecha

3.4 Tabela de relação SPINE x Potência do arco

3.5 Acessórios

3.5.1 Luva

3.5.2 Dedeira

3.5.3 No gloves

3.5.4 Gatilho

3.5.5 Mira, peep

3.5.6 Protetor braço

3.5.7 Rest

3.5.8 Estabilizador

3.5.9 Afasta cabo

3.5.10 Cera

3.5.11 Button

3.5.12 Loop string

3.5.13 Bow press

3.5.14 Aljava

3.5.15 Sacador de flechas

3.5.16 Quiver

3.5.17 Tipos de pontas:

3.5.18 Rabeiras ou nocks, inserts

3.5.19 Tipos de penas

3.6 Confecção do alvo papelão

3.7 Cuidados importantes

3.8 Confecção da corda

3.9 Fazendo nó acabamento

APÊNDICES

9788564530201.png


___________________________________________________________________________________________________________________________

Fundo_cinza.png

Menu

Leia um livro! E estará investindo em você mesmo, com retorno contínuo, ao longo de toda a vida.